ORDEM E PROGRESSO: IDEAIS REPUBLICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA, NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i27.18138Palavras-chave:
Ordem e progresso. Educação na 1.ª República. Educação primária públicaResumo
Este artigo procura verificar como os ideais republicanos de Ordem e Progresso estiveram presentes na educação escolar primária, no período da Primeira República, no Paraná. Para isso foram consultadas as Mensagens dos Presidentes do Estado, no período de 1892 a 1930, apresentadas ao Congresso Legislativo e disponíveis na página do Arquivo Público do Paraná. Foram selecionadas apenas aquelas que abordavam a instrução escolar primária de modo mais específico, trazendo dados ou apontando ações. Considerando as contribuições de Carvalho (1990), Cury (1996), Wachowicz (1984), Nagle (2001), Souza (2009), Carvalho (1989), Araujo (2012) e Ianni (1989) buscou-se nas Mensagens, indicações de que o Estado incumbia a escola primária pública de passar aos alunos os ideais republicanos. Concluíu-se que até 1920, as Mensagens mostram ainda, questões que perpassaram a educação escolar no período provincial. Somente a partir de 1920, questões como a alfabetização, a nacionalização, a educação física dos alunos recebem uma atenção maior dos governantes. A alfabetização em um prazo menor de tempo, pode ser considerada como um indício de formação do cidadão para sua contribuição ao progresso da nação.
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