Componente curricular de Filosofia e sua interface com a BNCC: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.24361Parole chiave:
Filosofia; BNCC; Ensino Médio.Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades da abordagem do componente curricular Filosofia, bem como da manutenção de sua essência (leitura de mundo sustentada em uma visão crítica e contextualizada da realidade, domínio conceitual e elaboração e aplicação de interpretações sobre as relações, os processos e as múltiplas dimensões da existência humana) após a implementação da Base Comum Curricular do Ensino Médio. Para isso trabalhamos a partir de uma metodologia qualitativa que responde a questões muito particulares. Ela se preocupa nas ciências sociais com um nível de realidade que não pode ser quantificado. O fundamento teórico deste trabalho se apoia em (Brasil, 2017), (Chacon, 2017), (Tartuce, 2018), (Warschauer, 2004), dentre outros. Dessa forma, o resultado apresentado é a necessidade da filosofia continuar como componente curricular na educação básica.
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