Componente curricular de Filosofia e sua interface com a BNCC: desafios e possibilidades

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DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i51.24361
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Filosofia; BNCC; Ensino Médio.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades da abordagem do componente curricular Filosofia, bem como da manutenção de sua essência (leitura de mundo sustentada em uma visão crítica e contextualizada da realidade, domínio conceitual e elaboração e aplicação de interpretações sobre as relações, os processos e as múltiplas dimensões da existência humana) após a implementação da Base Comum Curricular do Ensino Médio. Para isso trabalhamos a partir de uma metodologia qualitativa   que responde a questões muito particulares. Ela se preocupa nas ciências sociais com um nível de realidade que não pode ser quantificado.  O fundamento teórico deste trabalho se apoia em (Brasil, 2017), (Chacon, 2017), (Tartuce, 2018), (Warschauer, 2004), dentre outros. Dessa forma, o resultado apresentado é a necessidade da filosofia continuar como componente curricular na educação básica.

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Pubblicato

11-12-2025

Come citare

ARAÚJO, E. P. de. Componente curricular de Filosofia e sua interface com a BNCC: desafios e possibilidades. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 290–304, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i51.24361. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24361. Acesso em: 19 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos e Ensaios