EDUCAÇÃO NAS PERIFERIAS URBANAS: A MÚSICA NA INTER-RELAÇÃO DAS COMUNIDADES E ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.25975Parole chiave:
Cultura periférica, Produção musical, Prática docente.Abstract
Nesta pesquisa tratamos da presença da música na vida dos sujeitos periféricos, e de como os ritmos musicais se fazem presentes na instituição escolar da periferia. Além disso, abordamos indiretamente as dificuldades que delimitam o trabalho pedagógico com ritmos periféricos na escola. Este artigo tem o objetivo de mapear as percepções dos professores quanto à produção musical apreciada pelos alunos, além de analisar possíveis barreiras na inserção das músicas da periferia nas práticas docentes, para tanto, foi feito um estudo exploratório em uma escola da rede pública de ensino do Recife. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas, e as análises apontaram a existência de traços antagônicos entre a música apreciada por alunos e professores, divergências marcadas pela prevalência de juízo de valor, por parte dos docentes, com relação à produção musical periférica. Concluímos, destacando a importância de uma maior reflexividade, no âmbito da formação educacional, sobre a dimensão cultural na escola e seus efeitos na aprendizagem.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.