PERCEPÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA AUTONOMIA E DA ESCUTA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.29682Parole chiave:
Compreensão; Emancipação; Diálogo.Abstract
O presente texto busca compreender a percepção de professores sobre os pressupostos da autonomia e abertura à escuta no ensino superior. É resultado de uma pesquisa de campo, seguindo uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com professores que atuam em IES da rede privada, do interior do Estado do Ceará, seguindo a proposta de análise textual discursiva/discussão dos dados. A discussão central se deu à luz das reflexões de Freire (2002) e Demo (1996). Percebeu-se que esses pressupostos são basilares para a formação de profissionais participativos e críticos, especialmente junto a professores que dialogam com a comunidade onde se encontram inseridos, sendo que com isso ampliam sua inserção social, enquanto intelectuais que articulam os saberes e atuam na transformação da realidade.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.