FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS NO ÂMBITO DA PARCERIA ENTRE MUNICÍPIOS E O INSTITUTO AYRTON SENNA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.5380Parole chiave:
Política Educacional, Gestão Educacional, Parcerias Público/Privado, Certificação Ocupacional, Formação e Avaliação de Diretores.Abstract
O trabalho analisa a formação e a avaliação de diretores de escolas, instituídas no município de Campo Grande a partir da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Ayrton Senna, tendo como interveniente a Secretaria Municipal de Educação, para a implementação do Programa Escola Campeã, no período de 2001 a 2004. Trabalhou-se com a legislação educacional das esferas federal e municipal, com documentos do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Luis Eduardo Magalhães, da Secretaria Municipal de Educação e com a literatura pertinente à temática. Constatou-se que a implementação do Programa Escola Campeã deu-se no contexto das parcerias público/privado, quando se intenta gerir o público a partir dos parâmetros do mercado, por julgar que esse ponto de vista é mais eficiente e eficaz. O Programa também alterou os processos de formação e avaliação para o provimento de cargo de diretor, à medida em que instituiu sistemas avaliativos e a certificação ocupacional como instrumentos de meritocracia e competição para a função de diretor das escolas municipais, ainda sob livre nomeação/exoneração pelo Chefe do Poder Executivo.Downloads
Pubblicato
01-01-2000
Come citare
RODRÍGUEZ, M. V.; FERNANDES, M. D. E.; ALVES, A. G. de R.; SEVERINO, J. L. FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLAS NO ÂMBITO DA PARCERIA ENTRE MUNICÍPIOS E O INSTITUTO AYRTON SENNA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2000. DOI: 10.17648/educare.v5i10.5380. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5380. Acesso em: 3 nov. 2024.
Fascicolo
Sezione
Núcleo Temático: Educação Básica e Superior: Políticas de Gestão e Financiamento
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