O ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: DEMOCRATIZAÇÃO E A NOVA GOVERNAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23968Palavras-chave:
Educação superior, Composição social dos estudantes, ElitismoResumo
O presente artigo apresenta o processo de expansão e de democratização da educação superior em Portugal, que ocorreu após a Revolução Democrática de 25 de Abril de1974 pondo fim a uma ditadura de 48 anos, alertando, todavia, para alguns dos problemas que se vêm colocando a esse processo nos últimos anos. Até 1974, a frequência da educação superior era muito limitada e os estudantes pertenciam, na sua grande maioria, aos estratos sociais no poder. Nos anos posteriores ao Movimento do 25 de Abril, foi estabelecida uma escolaridade obrigatória e expandido e diversificado o sistema de educação superior. Com estas medidas, o país respondia ao processo explosivo de procura de educação, nomeadamente superior, e que veio trazer para este nível educativo jovens oriundos dos estratos sociais menos favorecidos que puderam, assim, usufruir do seu direito à educação. Todavia, esse processo de democratização não foi isento de recuos democráticos que testemunham marcas da Nova Governação Pública (NGP). Os dados que se apresentam, resultam da investigação que os autores têm vindo a realizar desde 1995, através da aplicação de um questionário a uma amostra nacional representativa dos estudantes da educação superior do país, em 1995, 2005, 2010 e 2015, cujos resultados permitem conhecer a origem socioeconómica dos estudantes do ensino superior.
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