INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29642

Resumo

Frente ao aumento do acesso de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao Ensino Superior (ES), esse estudo objetivou, através de uma revisão sistemática de literatura, identificar e analisar a produção científica brasileira sobre educação inclusiva de estudantes com TEA no ES. Após os processos de busca e seleção, houve oito artigos selecionados. A análise crítica deles mostrou que sua maioria tem caráter descritivo, indicando um estágio inicial de produção científica da área. Os estudos identificaram aspectos positivos de inclusão e adaptação, mas também dificuldades, como barreiras atitudinais, informacionais e linguísticas, dificuldades com metodologias de ensino/avaliação, fatores socioemocionais, entre outras. Conclui-se pela falta de pesquisas e informação sobre o processo de inclusão dos estudantes com TEA no ES, evidenciando a urgente necessidade de produção científica sobre a temática.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

FERNANDES MESQUITA SANCHES, P.; DE FREITAS, M. C. INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 147–171, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29642. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29642. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios