LETRAMENTO E DEMOCRACIA DIGITAL: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA COM BASE NO PROINFO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3376Palavras-chave:
Tecnologia, Educação, Política.Resumo
Na rede pública de educação no Brasil, a tecnologia para a prática pedagógica vem sendo orientada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação, através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). O projeto tem como objetivo promover o uso pedagógico das novas tecnologias de informação e comunicação, equipando escolas públicas de ensino fundamental e médio com computadores e promovendo a capacitação para os educadores. A proposta do presente artigo é realizar um estudo do processo de letramento digital no ensino fundamental e médio, em escolas públicas no Brasil, com especial atenção às oportunidades e limites do ProInfo. Como uma política educacional calcada em uma indumentária tecnológica, espera-se um maior incentivo na participação colaborativa na construção do saber, de um cidadão mais letrado, frente às necessidades da democracia digital. Assim, por mais que as novas tecnologias ofereçam oportunidades de participação na esfera política e nas práticas pedagógicas na educação, tais oportunidades serão aproveitadas possivelmente se houver uma perspectiva de direcionamento, em políticas públicas como o ProInfo, disposto (ou forçado) a conciliar educação e política.
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