SOBRE OS RASTROS DO PASSADO E A REDENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v3i6.2648Palabras clave:
Messianismo, Documentário, Figuração.Resumen
Neste artigo, propõe-se uma análise da figuração das personagens históricas do texto dramático documental Vereda da Salvação (1957-63), de Jorge Andrade, e do filme documental Terra para Rose (1987), de Tetê Moraes. Em especial, busca-se efetuar uma análise da relação dessas personagens com o seu espaço sociocultural e a premente busca de redenção para a sua condição de miséria. Jorge Andrade e Tetê Moraes voltam a sua atenção para um tema que, no contexto nacional, despertou e ainda desperta controvérsias e divisões no campo ideológico e político, a questão agrária, e buscam desvelar os fatores sociais, políticos e culturais que interferiram para que essa questão não encontrasse a solução que em outros países encontrou: a efetivação de uma reforma agrária.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
BONIATTI, E.; OLIVEIRA, V. B. M. SOBRE OS RASTROS DO PASSADO E A REDENÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 6, p. p. 225–239, 2000. DOI: 10.17648/educare.v3i6.2648. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2648. Acesso em: 19 abr. 2025.
Número
Sección
Fundamentos da Educação
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.