O RISO NA SALA DE AULA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.2698Ключові слова:
Riso, Ensino, Aprendizagem, Ludicidade.Анотація
O artigo pretende demonstrar que a prática docente, ao aceitar e incentivar o riso em sala de aula, poderá criar um ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem. Foram pesquisados diversos autores que abordam o assunto e, através dos conceitos sobre o processo educativo, é possível defender a tese de que o riso é um forte aliado do professor em sala de aula. Dentro de sua limitação temática, o texto aborda o riso e suas reações — tais como a alegria, a felicidade e o prazer — para sustentar que, quando há espaço para estas reações na escola, a cognição efetiva-se com maior facilidade. O estudo será apresentado em três momentos. Na primeira parte, refletimos sobre a correlação do riso e as emoções, destacando o riso emocional. Na segunda parte, tratamos de definir o riso a partir da ótica de diversos autores renomados, bem como refletir sobre o seu efeito fisiológico. Para finalizar a pesquisa, procuraremos ressaltar a importância do riso na sala de aula.
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