Visão de docentes e discentes sobre ensino-aprendizagem: uma experiência do curso de Agronomia
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.34048Ключові слова:
Educação; Trajetória acadêmica; Competência.Анотація
O artigo analisa as práticas e avaliações do ensino-aprendizagem acadêmica no curso de agronomia, a partir da percepção de discentes e docentes da Universidade Federal do Pará - Campus Cametá/PA. Utiliza o método de estudo de caso, com abordagem quantitativa e coleta de dados primários por meio de questionários semiestruturados sobre aspectos dos métodos e da avaliação do ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que a maioria dos discentes está contente ou frequentemente contente com o curso e os conhecimentos que adquire, mas enfrenta dificuldades como instabilidade financeira. Os docentes se esforçam para se atualizar, atender às necessidades dos discentes, ensinar com qualidade e usar diferentes métodos de ensino, mas sofrem com a falta de recursos para as aulas práticas e material de apoio. Os discentes preferem os métodos que envolvem aulas práticas, atividades extraclasse e em grupo, enquanto os docentes utilizam mais as aulas expositivas e atividades em grupo. Em relação à avaliação, os discentes preferem avaliação extraclasse, em sala e seminários, enquanto os docentes preferem seminários e provas objetivas e subjetivas. O estudo mostra algumas contradições entre o processo de ensino e aprendizagem tradicional e as particularidades do curso, bem como a necessidade de promover uma educação universitária integradora, que atenda às demandas da profissão e da sociedade.
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