Conflitos, ilicitudes e disputas de poder na alfândega do rio de janeiro no período filipino (1580-1640)

Autores

  • Helena Trindade de Sá Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Maria Isabel de Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Palavras-chave:

Alfândega, Rio de Janeiro, Conflitos, União Ibérica

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar as relações e conflitos entre as diferentes autoridades que circulavam pela Alfândega do Rio de Janeiro durante o período da União Ibérica.  Esses conflitos podem ser entendidos como parte integrante das relações entre os diversos agentes que participavam do tenso jogo da exploração colonial e que buscavam, como operadores da colonização angariar poder e riquezas. As desavenças e também as ilicitudes faziam parte da rotina dos personagens que deveriam a princípio zelar pelo bom funcionamento e pela máxima extração de rendimentos para a fazenda Real. Assim, podemos inferir que tais divergências podem ser reveladoras da própria dinâmica do sistema aduaneiro colonial.

Biografia do Autor

Helena Trindade de Sá, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora da SME/RJ. Doutoranda pelo PPGH da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do grupo de pesquisa MANTO – Núcleo de Estudos Coloniais (CNPQ).

Maria Isabel de Siqueira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Doutora do PPGH da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Chefe do Departamento de História da mesma Universidade. Líder do grupo MANTO - Núcleo de Pesquisa em Estudos Coloniais (CNPq).

Downloads

Publicado

17-11-2017

Como Citar

SÁ, H. T. de; SIQUEIRA, M. I. de. Conflitos, ilicitudes e disputas de poder na alfândega do rio de janeiro no período filipino (1580-1640). Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 148–166, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18289. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos