Conflitos, ilicitudes e disputas de poder na alfândega do rio de janeiro no período filipino (1580-1640)
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Palavras-chave:
Alfândega, Rio de Janeiro, Conflitos, União IbéricaResumo
A proposta deste trabalho é analisar as relações e conflitos entre as diferentes autoridades que circulavam pela Alfândega do Rio de Janeiro durante o período da União Ibérica. Esses conflitos podem ser entendidos como parte integrante das relações entre os diversos agentes que participavam do tenso jogo da exploração colonial e que buscavam, como operadores da colonização angariar poder e riquezas. As desavenças e também as ilicitudes faziam parte da rotina dos personagens que deveriam a princípio zelar pelo bom funcionamento e pela máxima extração de rendimentos para a fazenda Real. Assim, podemos inferir que tais divergências podem ser reveladoras da própria dinâmica do sistema aduaneiro colonial.Downloads
Publicado
17-11-2017
Como Citar
SÁ, H. T. de; SIQUEIRA, M. I. de. Conflitos, ilicitudes e disputas de poder na alfândega do rio de janeiro no período filipino (1580-1640). Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 148–166, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18289. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.