Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil
Agências de fomento
Palavras-chave:
Formação de professores, Docência, Técnicas de ensino.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar as disciplinas centradas na “docência/formação” dos programas de mestrado e doutorado em Educação Física no Brasil, bem como discutir sobre a sua natureza/características a partir do modelo bidimensional de Joseph Lowman. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental exploratória, que analisou dados obtidos no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Ministério da Educação) e da Plataforma Sucupira. A partir da totalidade de programas de pós-graduação em Educação Física (mestrado e doutorado) existentes no Brasil, foram analisadas as ementas das disciplinas existentes. Os resultados demonstraram desequilíbrio na proporção entre a natureza das disciplinas, em que apenas 7,9% das disciplinas ofertadas são direcionadas para o âmbito da docência/formação.Downloads
Publicado
17-11-2017
Como Citar
JÚNIOR, A. P. da S.; OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, D. C. de; SILVA, F. F. da; MANOEL, F. de A.; SOLERA, B.; VIOLIN, D. Y. T. Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil. Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 167–186, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18290. Acesso em: 15 abr. 2025.
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