Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil

Autores/as

  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Dayane Cristina de Souza Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Fábia Freire da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Francisco de Assis Manoel Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Bruna Solera Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Douglas Yuji Takeda Violin Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Formação de professores, Docência, Técnicas de ensino.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi identificar as disciplinas centradas na “docência/formação” dos programas de mestrado e doutorado em Educação Física no Brasil, bem como discutir sobre a sua natureza/características a partir do modelo bidimensional de Joseph Lowman. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental exploratória, que analisou dados obtidos no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Ministério da Educação) e da Plataforma Sucupira. A partir da totalidade de programas de pós-graduação em Educação Física (mestrado e doutorado) existentes no Brasil, foram analisadas as ementas das disciplinas existentes. Os resultados demonstraram desequilíbrio na proporção entre a natureza das disciplinas, em que apenas 7,9% das disciplinas ofertadas são direcionadas para o âmbito da docência/formação.

Biografía del autor/a

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professor efetivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e Coordenador do Curso de Educação Física (Licenciatura), Campus Marechal Cândido Rondon.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado nível C da Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL em Educação Física.

Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre e Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Fábia Freire da Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre e Doutoranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Motora Adaptada (GEPAMA) da Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP/SP.

Francisco de Assis Manoel, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre e Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício Aplicada a Humanos (GEFEAH), da Universidade Estadual de Maringá.

Bruna Solera, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada e Mestranda em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Douglas Yuji Takeda Violin, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

17-11-2017

Cómo citar

JÚNIOR, A. P. da S.; OLIVEIRA, A. A. B. de; SOUZA, D. C. de; SILVA, F. F. da; MANOEL, F. de A.; SOLERA, B.; VIOLIN, D. Y. T. Discussões e reflexões sobre as disciplinas formativas nos programas de pós-graduação em educação física no Brasil. Espaço Plural, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 167–186, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/18290. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos