Novo currículo paulista para o ensino médio:
contrastes diante do pensamento freiriano
Keywords:
Paulo Freire, Novo currículo paulista, teorias curricularesAbstract
O trabalho desvela avaliações veiculadas, na década de 2010, sobre o pensamento de Paulo Freire, a partir de alguns conceitos do citado autor, tais como: Educação libertadora, Educação bancária, dialogicidade e currículo. Evidencia contrastes entre as posições defendidas pelo autor e o Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio. Considera, portanto, a conjuntura em que o Novo Currículo Paulista foi elaborado e homologado. Ressalta a relevância da História do Tempo Presente, visto que os objetos de investigação são atuais e ainda se encontram em disputa política e ideológica, sobretudo em um contexto marcado pelo sucateamento da Educação, apresentado como inovador
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Espaço Plural

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.