Novo currículo paulista para o ensino médio:

contrastes diante do pensamento freiriano

Autores

  • Sarah
  • José Faustino de Almeida Santos Centro Universitário Barão de Mauá
  • Andrea Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Paulo Freire, Novo currículo paulista, teorias curriculares

Resumo

O trabalho desvela avaliações veiculadas, na década de 2010, sobre o pensamento de Paulo Freire, a partir de alguns conceitos do citado autor, tais como: Educação libertadora, Educação bancária, dialogicidade e currículo. Evidencia contrastes entre as posições defendidas pelo autor e o Novo Currículo Paulista para o Ensino Médio.  Considera, portanto, a conjuntura em que o Novo Currículo Paulista foi elaborado e homologado. Ressalta a relevância da História do Tempo Presente, visto que os objetos de investigação são atuais e ainda se encontram em disputa política e ideológica, sobretudo em um contexto marcado pelo sucateamento da Educação, apresentado como inovador

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

DE PAULA BORTOLETO, S. J.; DE ALMEIDA SANTOS, J. F.; COELHO LASTÓRIA, A. Novo currículo paulista para o ensino médio:: contrastes diante do pensamento freiriano. Espaço Plural, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 156–183, 2024. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/32885. Acesso em: 14 mar. 2025.