A experiência coletiva de ensinar e aprender no Programa Institucional de Residência Pedagógica. Pedagogia: desafios e superações na pandemia
Resumo
Os desafios da pandemia da Covid-19 conduziram o grupo do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Pedagogia em Niterói à busca de práticas pedagógicas inovadoras. Narramos coletivamente a experiência de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório. Apresentamos ações e reflexões sobre o processo, navegando entre histórias individuais e coletivas. Somos co-autores do artigo, da experiência narrada e da estratégia heurística que nos uniu de forma singular. Os processos foram mediados por tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), pois não era autorizado o contato direto entre estudantes dos anos iniciais e os da universidade. Dialogamos com o conceito de professor pesquisador e para as ações pedagógicas contamos com os suportes teóricos de Magda Soares, Paulo Freire e Fernando Hernandez. A experiência possibilitou reflexões e aprofundamentos dos conhecimentos sobre multiletramento, considerando as subjetividades de todos os educandos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
DEWEY, John. My pedagogic creed. School Journal, v. 54, jan. 1897, p. 77-80. Disponível em: http://dewey.pragmatism.org/creed.htm. Acesso em: jul. 2022.
DOMINICK, Rejany dos S. e SOUZA, Neiva V.. Tecnologias em diálogo na formação de professores. Revista Aleph (UFF. Online), Ano 5, v.15, Julho 2011. Disponível em: http://www.uff.br/revistaleph/pdf/revista15.pdf pp. 50-64. Acesso: março 2021.
DOMINICK, Rejany dos Santos; ALVES, Walcéa Barreto Inclusão digital e inovação pedagógica: diálogo necessário Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. Esp. 13, núm. 2, 2018, Septiembre-Octubre, pp. 1334-1358 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil. Acesso: março 2021.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, Junho 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/?lang=pt#. Acesso: março de 2021.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O Método (Auto) Biográfico e a Formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 31-59.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018. ISBN 978-85-7753-163-9.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010. Disponível em https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/731. Acesso: abril 2021.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre. Artmed Editora, 2007.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre. Penso Editora, 2017.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação Abr 2002, Nº 19 Páginas 20 - 28. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt#. Consulta em 10 de junho 2021.
LIMA, Edy. Os miseráveis. Victor Hugo; adaptação de Edy Lima; ilustração de Jótah. São Paulo: Scipione, 2ª edição, 2019.
SAVIANI, Demerval e GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, n. Nº 67 - janeiro de 2021. Disponível em: Educação na Pandemia. Consulta em julho de 2021.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Espaço Plural

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.