The collective experience of teaching and learning in the Institutional Pedagogical Residency Program. Pedagogy: challenges and overcomes during the pandemic

Autores/as

  • Rejany dos Santos Dominick
  • Karina Blakeley
  • Taissa Rodrigues Barbosa Vieira
  • Stéfany Bicalho Fernandes
  • Mônica Conceição da Silva Santos
  • Júlia Gomes Botelho Marques
  • Raysa Soares da Mota

Resumen

Os desafios da pandemia da Covid-19 conduziram o grupo do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) da Pedagogia em Niterói à busca de práticas pedagógicas inovadoras. Narramos coletivamente a experiência de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório. Apresentamos ações e reflexões sobre o processo, navegando entre histórias individuais e coletivas. Somos co-autores do artigo, da experiência narrada e da estratégia heurística que nos uniu de forma singular. Os processos foram mediados por tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), pois não era autorizado o contato direto entre estudantes dos anos iniciais e os da universidade. Dialogamos com o conceito de professor pesquisador e para as ações pedagógicas contamos com os suportes teóricos de Magda Soares, Paulo Freire e Fernando Hernandez. A experiência possibilitou reflexões e aprofundamentos dos conhecimentos sobre multiletramento, considerando as subjetividades de todos os educandos.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DEWEY, John. My pedagogic creed. School Journal, v. 54, jan. 1897, p. 77-80. Disponível em: http://dewey.pragmatism.org/creed.htm. Acesso em: jul. 2022.

DOMINICK, Rejany dos S. e SOUZA, Neiva V.. Tecnologias em diálogo na formação de professores. Revista Aleph (UFF. Online), Ano 5, v.15, Julho 2011. Disponível em: http://www.uff.br/revistaleph/pdf/revista15.pdf pp. 50-64. Acesso: março 2021.

DOMINICK, Rejany dos Santos; ALVES, Walcéa Barreto Inclusão digital e inovação pedagógica: diálogo necessário Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, vol. Esp. 13, núm. 2, 2018, Septiembre-Octubre, pp. 1334-1358 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil. Acesso: março 2021.

FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, Junho 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/?lang=pt#. Acesso: março de 2021.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O Método (Auto) Biográfico e a Formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 31-59.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018. ISBN 978-85-7753-163-9.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010. Disponível em https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/731. Acesso: abril 2021.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre. Artmed Editora, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Monserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre. Penso Editora, 2017.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação Abr 2002, Nº 19 Páginas 20 - 28. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt#. Consulta em 10 de junho 2021.

LIMA, Edy. Os miseráveis. Victor Hugo; adaptação de Edy Lima; ilustração de Jótah. São Paulo: Scipione, 2ª edição, 2019.

SAVIANI, Demerval e GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade, n. Nº 67 - janeiro de 2021. Disponível em: Educação na Pandemia. Consulta em julho de 2021.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

Publicado

08-05-2021

Cómo citar

DOS SANTOS DOMINICK, R.; BLAKELEY, K.; RODRIGUES BARBOSA VIEIRA, T.; BICALHO FERNANDES , S.; CONCEIÇÃO DA SILVA SANTOS , M.; JÚLIA GOMES BOTELHO MARQUES; SOARES DA MOTA , R. The collective experience of teaching and learning in the Institutional Pedagogical Residency Program. Pedagogy: challenges and overcomes during the pandemic. Espaço Plural, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 30, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/33821. Acesso em: 16 abr. 2025.