ENSAIO SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PAUTADA NOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Educação Matemática; Formação inicial de professores; Licenciatura em Matemática; Conhecimento matemático próprio da docência. Matemática para o ensino.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico motivado pelo desejo de se propor uma fundamentação que possa orientar projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática do ponto de vista da Educação Matemática. Essa reflexão surgiu de estudos e discussões no âmbito da pesquisa intitulada “Um currículo para a Licenciatura em Matemática do ponto de vista da Educação Matemática – a necessária renovação da formação de professore(a)s de Matemática, tendo em vista a profissão docente na educação básica”, que investiga o conhecimento matemático a ser estudado na formação inicial do professor. Para isso, buscou-se na literatura nacional e internacional autores que pudessem subsidiar as discussões do grupo da pesquisa, que elaborou um entendimento coletivo sobre a noção de conhecimentos matemáticos próprios da docência. Tais conhecimentos se referem à matemática requerida pelas demandas da prática docente escolar, em oposição aos conhecimentos específicos que, usualmente, remetem à matemática acadêmica entendida como “universal”.
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