TIEMPOS MODERNOS:

REFLEXIONES CRÍTICAS SOBRE LA ALIENACIÓN DEL TRABAJO Y LOS DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN CONTEMPORÁNEA

Autores/as

Palabras clave:

Educação Tecnicista, Educação Humanista, Alienação do Trabalho, Pensamento crítico, Formação Integral

Resumen

El presente artículo, de naturaleza teórico-crítica, tiene como objetivo dialogar acerca de la película Tiempos Modernos y las influencias de la educación tecnicista y humanista en el modelo escolar actual. Para ello, se parte de la siguiente pregunta: ¿Qué elementos de la película Tiempos Modernos se alinean con el modelo pedagógico tecnicista y humanista adoptado en el contexto escolar contemporáneo? En este sentido, se busca analizar la película Tiempos Modernos y sus impactos en la sociedad, así como identificar las influencias de estos aspectos en el modelo educativo vigente. El estudio evidenció cuatro categorías que dialogan con la actualidad: (i) alienación y deshumanización del trabajo; (ii) desafíos de la educación técnica frente a la humanista; (iii) salud mental y bienestar; y (iv) educación y sociedad de consumo. Estas categorías permitieron trazar un paralelo entre las representaciones de la película y los modelos pedagógicos adoptados actualmente, especialmente en el ámbito escolar. Se observó que, en muchas ocasiones, las escuelas priorizan la formación para el mercado laboral en detrimento de la valorización de las potencialidades humanas y creativas de los/las estudiantes, con un enfoque excesivo en resultados cuantificables en lugar de una formación integral. Este énfasis puede comprometer el bienestar de los/las estudiantes debido a la sobrecarga escolar y al enfoque desproporcionado en los resultados. Además, las prácticas pedagógicas contemporáneas frecuentemente están moldeadas por intereses mercantilistas, lo que puede perjudicar la autonomía y el pensamiento crítico de los/las estudiantes.

Biografía del autor/a

Hélio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), na linha de pesquisa em Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Especializado em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Universidade São Luís. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2017). Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática (2021). É graduando em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2023). Participante do Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM. Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC/GO) e Professor voluntário do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática (UNICLAR, 2000); Licenciatura em Ciências (UEG, 1996); Licenciatura em Matemática (UNOESTE, 1999) e Licenciatura em Pedagogia (ISF, 2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas (MTC/FE); está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação - EduMat, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha EduMat, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação Especial. Desde 2023 é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP; desde 2023 é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Socioeducação (FE/UnB); desde 2022 é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu e foi Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas - MTC/FE por três mandatos. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". É pesquisador e Consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, onde coordena/coordenou três projetos financiados. Secretário Geral e membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional (2019 - 2022), onde ocupou o cargo de Primeiro Secretário e compôs a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador ad hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador ad doc da FAPDF e de revistas na área de Educação Matemática, Educação e Inclusão.

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Publicado

03-09-2025

Cómo citar

RODRIGUES DOS SANTOS, H.; EUSTÁQUIO MOREIRA, G. TIEMPOS MODERNOS:: REFLEXIONES CRÍTICAS SOBRE LA ALIENACIÓN DEL TRABAJO Y LOS DESAFÍOS DE LA EDUCACIÓN CONTEMPORÁNEA. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 128–153, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34755. Acesso em: 27 oct. 2025.