TEMPOS MODERNOS:

REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A ALIENAÇÃO DO TRABALHO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Educação Tecnicista, Educação Humanista, Alienação do Trabalho, Pensamento crítico, Formação Integral

Resumo

O presente artigo, de natureza teórico-crítica, tem como objetivo dialogar a respeito do filme Tempos Modernos e das influências da educação tecnicista e humanista no modelo escolar atual. Para isso, parte-se da seguinte pergunta: Quais elementos do filme Tempos Modernos alinham-se ao modelo pedagógico tecnicista e humanista adotado no contexto escolar contemporâneo? Nesse sentido, busca-se analisar o filme Tempos Modernos e seus impactos na sociedade, bem como identificar as influências destes aspectos no modelo educacional vigente. O estudo evidenciou quatro categorias que dialogam com a atualidade: (i) alienação e desumanização do trabalho; (ii) desafios da educação técnica versus a humanista; (iii) saúde mental e bem-estar e (iv) educação e sociedade de consumo. Essas categorias permitiram traçar um paralelo entre as representações do filme e os modelos pedagógicos adotados atualmente, sobretudo no âmbito escolar. Observou-se que, muitas vezes, as escolas priorizam a formação para o mercado de trabalho em detrimento da valorização das potencialidades humanas e criativas dos/as estudantes, com um foco excessivo em resultados quantificáveis, em vez de uma formação integral. Essa ênfase pode comprometer o bem-estar dos/as estudantes devido à sobrecarga escolar e ao foco desproporcional nos resultados. Além disso, as práticas pedagógicas contemporâneas frequentemente são moldadas por interesses mercadológicos, o que pode prejudicar a autonomia e o pensamento crítico dos/as estudantes.

Biografia do Autor

Hélio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), na linha de pesquisa em Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Especializado em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Universidade São Luís. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2017). Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática (2021). É graduando em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2023). Participante do Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM. Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC/GO) e Professor voluntário do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (UMINHO/Portugal); Mestrado em Educação (UCB, 2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática (UNICLAR, 2000); Licenciatura em Ciências (UEG, 1996); Licenciatura em Matemática (UNOESTE, 1999) e Licenciatura em Pedagogia (ISF, 2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas (MTC/FE); está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação - EduMat, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha EduMat, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação Especial. Desde 2023 é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP; desde 2023 é Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Socioeducação (FE/UnB); desde 2022 é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu e foi Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas - MTC/FE por três mandatos. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". É pesquisador e Consultor da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF, onde coordena/coordenou três projetos financiados. Secretário Geral e membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional (2019 - 2022), onde ocupou o cargo de Primeiro Secretário e compôs a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador ad hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador ad doc da FAPDF e de revistas na área de Educação Matemática, Educação e Inclusão.

Referências

ANDRADE, Pâmela Maria de; PAULO, Nágila Cristina Paixão de; LOURENÇO, Camila Oliveira; TAKAYAMA, Luiz Roberto; JUNIOR, Antonio Fernandes Nascimento. O filme “tempos modernos” como recurso pedagógico no ensino dos conceitos de homeostase e estresse. Ciências em Foco, v. 10, n. 1, p. 92-99, 2017.

BARBOSA, Marcia Silvana Silveira. O papel da escola: Obstáculos e desafios para uma educação transformadora. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6668/000488093.pdf. Acesso em 28/04/2024.

BASILE, César Reinaldo Offa. A dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho na interpretação e aplicação das normas trabalhistas. Dissertação (Mestrado em Direito) — Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BENATTI, Lucas Men; TERUYA, Teresa Kazuko; FRANCISCO, Marcos Vinicius. Trabalho, educação e capitalismo: reflexões necessárias. Educação em Foco, ano 26, n. 48 – janeiro/abril 2023 | e-ISSN-2317-0093 | Belo Horizonte (MG).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura: memória dos anos sessenta. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, n. 49, p. 377-407, set./dez. 2017.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

CORSETTI, Berenice. Neoliberalismo, Memória e Ensino de História In: LENSKIJ e HELFER (org.) Memória e Ensino de História. Santa Cruz do Sul: ESDUNISC. 2000.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Memória de minhas relações com Paulo Freire. Bolema, Rio Claro (SP), v. 35, n. 69, p. v-xix, abr. 2021.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1995.

FERREIRA, Windyz B. Educação inclusiva: Será que sou a favor ou contra uma escola de qualidade para todos? Inclusão - Revista da Educação Especial - Out/2005. Disponível em: https://eepedagogico.wordpress.com/wp-content/uploads/2011/05/revista-inclusc3a3o-edic3a7c3a3o-11.pdf#page=40. Acesso em 16/11/2024.

FRANCO, Tânia; DRUCK, Graça; SILVA, Edith Seligmann. As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado. Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, 35 (122): 229-248, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, p.35.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 78.

FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.

GADOTTI, Moacir. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1984.

GÉMES, Márton Tamás. Quando pequenos mundos se despedaçam. O ciclo sombrio de José J. Veiga. Reconhecimento, Perspectiva, Poder e Fantástico. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 405p.16 x 23 cm.

GOMES, Rogério Miranda. Humanização e desumanização no trabalho em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2017. 312 p. ISBN 978-85- 7541-491-0.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo. Loyola, 1985.

MARQUES, Lucas Urbanavicius. Conceitos iniciais de “o anti-édipo” sob a ótica do filme “tempos modernos”. Ius Gentium. Curitiba, vol. 13, n. Especial. jan./abr. 2022.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

MÉSZÁROS, Istevan. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.

Moreira, G. E. (Org.). Práticas de Ensino de Matemática em Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

OLIVEIRA, Luciene Mendes. Pedagogia tecnicista e sua influência no sistema educacional brasileiro. Rev. ciênc. tecnol. reg. norte, v. 8, n. 1, p. 64-69, 2022.

PENTEADO; Regina Zanella; NETO, Samuel de Souza. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde Soc. São Paulo, v.28, n.1, p.135-153, 2019.

PONCE, Branca Jurema Ponce; FERRARI, Alice Rosa de Sena. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e2219390, p. 1–20, 2022.

RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 76, outubro/2001.

SANTOS, Fatima Ferreira Pinto. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana como fundamento para a ressocialização do detento. Dissertação (Mestrado em Direito) – Centro Universitário Eurípides de Marília – Fundação de ensino Eurípedes Soares da Rocha. São Paulo, 2008, p. 189p.

SANTOS, Hélio Rodrigues dos; RECK, Jair. Contracolonialidade e o programa etnomatemática: justiça social e emancipação para todos(as)!. Revista owl (owl journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e Educação, [s. l.], v. 2, n. 5, p. 89–108, 2024.

SANTOS, Hélio Rodrigues. Práticas socioetnoculturais e o ensino de matemática perspectiva da Etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília: Brasília, DF. 2022, p. 195f.

SANTOS, Hélio Rodrigues; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação Escolar Quilombola: Ratificação, confirmação e validação. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 204-224, jul./dez. 2023.

SANTOS, Roseane Santana. Educação, sociedade capitalista e Estado. Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 81, jan./abr. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação e política. 32ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antônio Batista. O pensar educação em Paulo Freire Para uma Pedagogia de mudanças. Dia a dia educação. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf. Acesso em 16/11/2024.

SCOCUGLIA, Afonso. Prefácio. In: Paulo Freire em diálogo com a educação de jovens e adultos / Tânia Regina Dantas... [et al.]. - Salvador: EDUFBA, 2020. 212 p.

SILVA, Ailton Souza. Bem-estar na docência: estratégias de enfrentamento dos docentes de uma escola pública no combate ao mal-estar docente. Dissertação (Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social). Cruz Alta, Rio Grande do Sul, 2017.

SOUZA, Tiago Zanquêta de; NOVAIS, Gercina Santana; DIAS Adelino José de Carvalho. A escola hoje: em defesa do direito de ensinar e aprender em contextos educativos e formativos humanizadores. – São Paulo: Editora Dialética, 2024.

VALENTE, Ana Lúcia. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação. Jan /Fev /Mar /Abr 2005 nº 28.

Downloads

Publicado

03-09-2025

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, H.; EUSTÁQUIO MOREIRA, G. TEMPOS MODERNOS:: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A ALIENAÇÃO DO TRABALHO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 42, p. 128–153, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34755. Acesso em: 27 out. 2025.