Shopping centers de Cuzco e Cartagena das Índias:

Dinâmicas locais e globais

Autores

  • Rita de Cássia Gregório de Andrade Universidade Estadual Paulista
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Palavras-chave:

shopping centers, neoliberalismo, consumo

Resumo

Nas cidades médias do Peru e da Colômbia, shopping centers foram implantados no final do século XX, no contexto do neoliberalismo. Temos por objetivo analisar a repercussão do Caribe Plaza (Cartagena das Índias) e do Real Plaza (Cuzco) nas práticas dos citadinos, considerando as especificidades de ambas as cidades. Os procedimentos metodológicos são: leitura bibliográfica, revisão de materiais publicitários, pesquisa de fontes documentais, análise de entrevistas realizadas com citadinos e observação, com registros fotográficos, feitos em trabalho de campo. Os shopping centers estimularam práticas espaciais de consumo, produzindo dinâmicas que envolvem o global e o local. Esses grandes equipamentos comerciais foram preconizados como modernos, seguros e confortáveis, em cidades com centros históricos cada vez mais turísticos e com os espaços públicos, das áreas não turísticas, considerados mais inseguros e caóticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Gregório de Andrade, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutoranda do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais (GAsPERR), Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Presidente Prudente.

Referências

ALCALDIA. Mayor de Cartagena de Indias. Plan de Desarrollo Cartagena 2020/2023. Cartagena das Índias, Colombia, 2022.

AYALA GARCÍA, J.; MEISEL ROCA, A. Cartagena libre de pobreza extrema en el 2033. Bogotá: Banco de la República, 2017.

AYALA GARCÍA, J.; MEISEL ROCA, A. A La exclusión en los tiempos del auge: El caso de Cartagena. Economía & Región, 10(2), 2019, pp. 7– 43. <https://revistas.utb.edu.co/economiayregion/article/view/126> Acesso em: 13/10/2013.

ACECOLOMBIA. El centro de las miradas. Punto Comercial. Editorial Acecolombia, n. 21, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. 279 p.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOURDIN, A. La métropole des individus. Paris: Éditions de l’Aube, 2005.

BAUDRILLARD, J. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Martins Fontes Editora, 1972.

BID et al. Plan de Acción Cusco, para un Crecimiento Urbano Sostenible. Programa Ciudades, 2017.

BRENNER, N.; SCHIMID, C. Planetary Urbanization. In: GANDY M. (Ed.). Urban Constellations. Berlim: Jovis, 2011, pp. 10-13.

CALVO, H.; BÁEZ, R. Cartagena de Indias en el siglo XX. Bogotá: Banco de la República, Universidad Jorge Tadeo Lozano, 2000.

CATALÃO, I.; MAGRINI, M. A. O. Direito à Cidade e Consumo: Contradições e Convergências. In: GÓES, E. M. et. al. Consumo, crédito e direito à cidade. Curitiba: Appris, 2019.

CEPAL. Población, territorio y desarrollo sostenible. Equador: Comité Especial de la Cepal sobre Población y Desarrollo, 2012, 243 p.

COLOGNESE, Silvio Antônio; MÉLO, José Luiz Bica de. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia: Porto Alegre, 1998, v. 9, p.143 – 159.

CORRÊA R. L. Formas Simbólicas e Espaço. Rio de Janeiro: Departamento de Geografia UFRJ, 2010. <https://sites.google.com/site/robertolobatocorrea> Acesso em: 9/11/2013.

DAL POZZO, C. F. Fragmentação Socioespacial: práticas espaciais do consumo segmentado em Ribeirão Preto e Presidente Prudente. Revista da Anpege, v.11, n.16, 2015, p. 279-324.

DELLER, J. et al. Atlas de la región del Cusco: Dinámicas del espacio en el Sur peruano. Cuzco: CBC; IFEA, ORSTOM, 1997, 208 p.

DE SIMONE, R. L.; SALCEDO R. Una crítica estática para un espacio en constante renovación: el caso del mall en Chile. Atenea (Concepc.), n° 507, 2013, pp. 117–132. <https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S07184622013000100008&script=sci_abstract>. Acesso em: 10/11/2013.

DE SIMONE, R. Liliana; SALCEDO, Rodrigo. Arquitetura do consumo e urbanismo do varejo: construindo a cidade do consumo em Santiago do Chile. Anais do V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem. São Paulo, 21 a 24 de março, 2016. <http://www.labcom.fau.usp.br/?evento=v-cincci>. Acesso em: 01/12/2013.

DONADO I. R. C. et al. Imaginarios urbanos creados a partir del uso y la apropiación del espacio en el centro comercial Caribe Plaza de la ciudad de Cartagena de Indias. Colombia: Universidad de Cartagena, 2016.

DUHAU, E.; GIGLIA, A. Metrópoli, espacio público y consumo. México: Fondo de Cultura Económica, 2016, p. 27 – 62.

ESPINOSA, A.; ÁVILEZ, J. B.; PAYARES, A. U. Segregación residencial de afrodescendientes en Cartagena, Colombia. Economía & Región. v. 12, n. 1, Cartagena de Índias, junho, 2018, pp. 95-132. Disponível em: <https://revistas.utb.edu.co/index.php/economiayregion/article/view/190>. Acesso em: 13/10/2013.

GAGO, V. A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular. São Paulo: Editora Elefante, 367 p. Tradução de Igor Peres, 2018.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: ArtMed, 2009.

INEI. Censo Nacional de Mercados de Abastos (Cenama). 2016. Lima, Peru.

PÉREZ, W.; LONDOÑO, A. Transición de zona residencial a microcentro comercial en barrios de estratos medios y bajos en Cartagena como consecuencia de la presencia de grandes superficies comerciales: caso Ternera, San Fernando, Los Ciruelos, Berlín y Beirut. Revista Saber, Ciencia y Libertad, 15(1), 2020, 114 – 127.

SÁNCHEZ-MOJICA, D. Pobreza, racismo y competitividad. El ordenamiento urbano neoliberal en Cartagena de Indias. Revista Nómadas, n. 43, 2015, pp. 131-147.

SARLO, B. La ciudad Vista - mercancía y cultura urbana. Buenos Aires: Siglo XXI, 2012, 288p.

SELIGMANN, L. J. Peruvian Street lives. Culture, power, and economy among market women of Cuzco. Illinois: University of Illinois Press, 2004.

SPOSITO, M. E. B.; GOE, E. M. Práticas espaciais, cotidiano e espaço público: o consumo como eixo da análise do calçadão de Presidente Prudente - SP. Revista Anpege, v.12, n.19, 2016, p.39-65. <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6373> Acesso em: 8/09/2013.

SPOSITO, M. E. B.; SPOSITO, Eliseu S. Fragmentação Socioespacial. Mercator, Fortaleza, v.19, 2020. <http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/e19015> Acesso em: 23/10/2013.

SPOSITO, M. E. B. Globalização, consumo e papéis intermediários de cidades médias no Brasil. In: BELLET C. S., SPOSITO M. E. B. (Ed.). Las ciudades medias o intermedias en un mundo globalizado. Lleida, Espanha: Edicions de la Universitat de Lleída, 2009, pp. 41-69.

STEEL, G. Turismo y vendedores ambulantes en Cuzco. In: YPEIJ A. ZOOMERS. A. La ruta andina: turismo y desarrollo sostenible en Perú y Bolivia. Quito: Ediciones Abya Yala, 2006, p. 169-186.

STOLKER, R. La transformación de la ciudad y desarrollo turístico. El desarrollo urbano y turístico en Cartagena de Indias. (Dissertação de Mestrado), Estudios Latinoamericanos-Universidad de Leiden, 2017.

TRILLO, F. J. A.; ROBLES, W. L. B. Centro comercial Outlet del Bosque: percepción de los habitantes de los barrios del área de influencia. Universidad de Cartagena, 2016. <https://www.eluniversal.com.co/especial/comercio/5-caracteristicas-que-hacen-de-las-ramblas-una-plaza-comercial-unica-EF5788879 > Acesso em: 11/11/2013.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

DE CÁSSIA GREGÓRIO DE ANDRADE, R. Shopping centers de Cuzco e Cartagena das Índias: : Dinâmicas locais e globais. Espaço Plural, [S. l.], v. 21, n. 43, p. 195–226, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/36193. Acesso em: 20 dez. 2025.