PRINCÍPIOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR RECONTEXTUALIZADOS DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS

Autores

  • Jaqueline de Souza Pereira Grilo
  • Jonei Cerqueira Barbosa
  • Ana Virginia de Almeida Luna
Agências de fomento

Resumo

Jaqueline de Souza Pereira Grilo[1]

Jonei Cerqueira Barbosa[2]

Ana Virgínia de Almeida Luna[3]

 

Resumo: O artigo tem como objetivo identificar princípios do discurso pedagógico de disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Matemática que são recontextualizados em salas de aula da educação básica. Os dados resultaram de observações realizadas em quatro salas de aula da educação básica e de entrevistas semiestruturadas com os professores de Matemática das turmas observadas. Os resultados indicamque o sequenciamento das aulas e os recursos didáticos utilizados pelos professores seguem princípios de disciplinas específicas, enquanto que a conduta legítima para a produção do texto matemático difere dos princípios que norteiam a produção desse texto em disciplinas específicas.

 

Palavras-Chave: Princípios; Recontextualização Pedagógica; Disciplinas Específicas; Ensino de Matemática.


[1] Mestre em Educação pela UFBA. Profª Assistente da UFRB. jaqueline.pereira@ufrb.edu.br

[2] Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA e do PPGEFHC/UFBA-UEFS. joneicerqueira@gmail.com.

[3] Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UEFS. andrluna@uol.com.br.

Publicado

22-08-2018

Como Citar

PEREIRA GRILO, J. de S.; BARBOSA, J. C.; ALMEIDA LUNA, A. V. de. PRINCÍPIOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR RECONTEXTUALIZADOS DE DISCIPLINAS ESPECÍFICAS. Espaço Plural, [S. l.], v. 18, n. 36, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/19709. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Educação Matematica