As Universidades e seu papel social:
ressonâncias, dissonâncias e Transmutações
Palabras clave:
universidade; universidade no Brasil; expansão do ensino superior; papel social da universidadeResumen
O presente artigo visa apresentar um breve resumo da trajetória da instituição “universidade” e dos modelos que lhe foram subsequentes e implementados ao longo dos anos em diversos países. Os principais modelos apresentados são o inglês, francês, alemão e americano. A partir disso, é feita uma reflexão acerca do objetivo-fim da universidade e qual sua função social, questionando sua relação e autonomia frente aos governos dos países em que se encontram. Por fim, uma breve reflexão sobre a universidade no Brasil é realizada e, com ela, um questionamento sobre sua expansão e reorganização das funções sociais atribuídas nos últimos anos.
Citas
BOURDIEU, Pierre. Os usos Sociais da Ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
CASTILHO, Fausto. SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de. O conceito de universidade no projeto da UNICAMP. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
CHAUI, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): diretrizes gerais. Agosto/2007.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As Universidades e o Regime Militar. Cultura Política brasileira e a modernização autoritária. Versão e-book. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2014.
NICHTERWITZ, Fernanda. As fronteiras de uma Universidade: o município de Realeza/PR e a instalação do Campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon. 2017.
SALMI, Jamil. Novos desafios para o ensino superior no século XXI. In: SCHWARTZMAN, Simon. A Educação Superior na América Latina e os desafios do século XXI. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
SALVATORE, Ricardo. Saber Hemisférico y dissonâncias locales. Leo S. Rowe em Argentina, 1906-1919, pp. 327-365. In.: SALVATORE, Ricardo (dir.) Los lugares del saber. Contextos locales y redes transnacionales em la formación del conocimiento moderno. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2007.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela Mão de Alice. O Social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2000.
SCHWARTZMAN, Simon. A Educação Superior e os desafios do século XXI: Uma introdução. In: SCHWARTZMAN, Simon. A Educação Superior na América Latina e os desafios do século XXI. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
TRAINA-CHACON, José-Marcelo, CALDERÓN, Adolfo-Ignacio. A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Vol. IV, n. 17, pp. 78-100, 2015.
TROW, Martin. Reflections on the transition from Elite to Mass to Universal Access: Forms and Phases on Higher education in modern societies since WWII. eScholarship Repository, University of California. 2005
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Espaço Plural

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.