As múltiplas significações de gênero: reflexões a partir da violência e da exacerbação de masculinidade de um grupo de Skinheads paulista
Palabras clave:
Skinheads, Homofobia, Pluralidade de GêneroResumen
O brutal linchamento de Edson Neris da Silva considerado como homossexual por um grupo de skinheads, os “carecas do ABC”, traça a tônica deste artigo, que pretende refundir os significados dascategorias de homem e mulher, superar fundamentos normativos que denunciam as permanências das relações de gênero e de poder cotidianas que permeiam a cultura brasileira. A abertura de novos espaços para discutir a idéia de multiplicidade de
gêneros e diversas disputas políticas são imprescindíveis para superar as imobilizações e inserir novos sujeitos que rompa com as fixações deterministas a que estão subordinados.
Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
POSSAS, L. M.; FRANÇA, C. E. As múltiplas significações de gênero: reflexões a partir da violência e da exacerbação de masculinidade de um grupo de Skinheads paulista. Espaço Plural, [S. l.], v. 10, n. 21, p. p.97–104, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/3556. Acesso em: 16 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.