A CUT, O “NOVO” SINDICALISMO E AS RECONSTRUÇÕES DA MEMÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO BRASILEIRO
Palabras clave:
“novo sindicalismo”, memória, cultura política.Resumen
O presente artigo visa analisar as proposições políticas da CUT durante a década de 1980, bem como a memória que esta entidade constrói sobre o passado do movimento operário brasileiro. Isso se fará através da observação de sua prática dita combativa, inovadora e defensora dos reais interesses da classe trabalhadora e que a levou a se colocar como representante de um “novo sindicalismo”, contrapondo-se a o que ela mesma denomina de “velho sindicalismo”: colaboracionista, clientelista e pouco combativo. O trabalho analisa as leituras que a CUT fez ao longo da construção das bases ideológicas de seu sindicalismo e sobre a atuação sindical anterior ao golpe civil-militar de 1964, através das referências teóricas da nova história política, da cultura política e do conceito de memória. O presente artigo procura entender como a CUT, a partir de sua fundação e nos primeiros anos de sua atuação, se apoiou em um discurso que não apenas caracterizava suas ações como também desqualificava as lideranças sindicais que atuaram antes de 1964.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.