TRABALHO E ORGANIZAÇÃO NO PORTO DE PORTO ALEGRE
Palabras clave:
Porto Organizado, Trabalhadores Avulsos e Estatutários, Sindicatos, Organização e Lutas.Resumen
Neste texto aborda-se as formas de inserção dos trabalhadores no porto organizado de Porto Alegre nos anos sessenta, setenta e oitenta do século XX, segundo a legislação vigente. Apresenta-se as diversas categorias que tinham o direito de prestar serviço no porto, bem como os limites dessa prestação de serviço, considerando não só os trabalhadores avulsos como também os funcionários estatutários e os celetistas do Departamento Estadual de Portos Rios e Canais (DEPRC). Analisa-se as formas de inserção e representação desses trabalhadores, a organização do trabalho pelos diversos sindicatos dos avulsos e de sua estrutura administrativa, bem como, as práticas de enfrentamentos e resistência ao processo de modernização/mecanização e as consequentes perdas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.