A CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E A LUTA POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL
Palabras clave:
Ditadura, direitos humanos, Comissão Nacional da Verdade.Resumen
O presente texto tem por objetivo discutir sobre alguns aspectos relativos à criação da Comissão Nacional da Verdade, buscando mapear as lutas por verdade, memória e justiça no Brasil. Num primeiro momento, apresenta-se uma breve análise acerca do golpe e da ditadura civil-militar implantada a partir de 1964, com ênfase nas graves violações de direitos humanos cometidas no período. Em seguida, busca-se discutir sobre como, no contexto de fim da ditadura e início da chamada Nova República, construiu-se um manto de silêncio e esquecimento em torno de tais violações. Por fim, o texto objetiva pontuar as lutas de entidades de direitos humanos e familiares de mortos e desparecidos políticos, bem como analisar a criação da Comissão Nacional da Verdade e seus desdobramentos até este momento.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
GASPAROTTO, A.; VECHIA, R. D.; DA SILVEIRA, M. B. A. A CRIAÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E A LUTA POR VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 84–95, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8578. Acesso em: 25 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê: Ditaduras de Segurança Nacional e Terrorismo de Estado
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.