Etnicidade e reelaboração do nós: a contínua construção do ser Guarani
Palavras-chave:
Contatos, Guarani no Oeste, auto-identificação, autoalteraçãoResumo
A proposição deste artigo é abordar situações de contato interétnico específicas entre os Guarani no Oeste, núncios de Itaipu e segmentos diversos da sociedade nacional, analisando o processo indígena de internalização/elaboração/adaptação de ingerências externas. A ênfase da reflexão está centrada no acirramento das interferências alógenas sobre a sociedade originária decorrente da instalação de Itaipu Binacional no Oeste do Paraná, aguçando-se, em contrapartida, os mecanismos de resistência do povo indígena, pautados em seu mundo de significações. Desta forma, os indígenas interagem com a diversidade de segmentos da sociedade nacional que se sucedem na região, persistindo cada vez mais cientes de sua auto-identificação étnica, não obstante sua vida em sociedade tenha sofrido transformações, tanto no fazer como no representar social. É o que se entende por auto-alteração.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
TIBES RIBEIRO, S. I. G. Etnicidade e reelaboração do nós: a contínua construção do ser Guarani. Espaço Plural, [S. l.], v. 8, n. 16, p. p. 43–51, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/1454. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.