AS DINÂMICAS SIMBÓLICAS NA CONSTRUÇÃO DO MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA MEXICANA
Palavras-chave:
O presente artigo se dispõe a analisar a construção do imaginário político formado pelos rebeldes durante o movimento de independência no México liderado por Hidalgo e, posteriormente, por Morelos, entre os anos de 1810 e 1814. Os periódicos insurgentes pResumo
O presente artigo se dispõe a analisar a construção do imaginário político formado pelos rebeldes durante o movimento de independência no México liderado por Hidalgo e, posteriormente, por Morelos, entre os anos de 1810 e 1814. Os periódicos insurgentes publicados neste período, assim como as cartas trocadas entre as lideranças políticas e seus generais, atestam que a utilização de símbolos religiosos foram cruciais para a mobilização dos camponeses na luta pela defesa da pátria. Contudo, os mediadores culturais deste diálogo eram homens formados na Ilustração que fizeram parte da construção de novos espaços de sociabilidade nos centros urbanos da Nova Espanha na passagem do século XVIII para o XIX.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.