CONSCIÊNCIA NEGRA, PRÁTICAS CULTURAIS E IDENTIDADES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Celebração do Dia da Consciência Negra, grupos afrodescendentes, cultura popular, ensino de História.Resumo
Partindo de algumas experiências realizadas em sala de aula e atividades extracurriculares levadas a cabo entre 2009 e 2011 na UTFPR, em Campo Mourão, PR, este artigo tem como objetivo refletir acerca da comemoração do Dia da Consciência Negra e das possibilidades de abordagem das culturas afrodescendentes no ensino de história. O texto ainda reflete acerca da riqueza de manifestações de natureza étnico-culturais existentes na região, e que apontam a necessidade de um urgente trabalho de mapeamento, catalogação e organização de acervos que poderão subsidiar a produção da memória destes grupos, afrodescendentes, migrantes e moradores de áreas de periferias da região.Downloads
Publicado
24-06-2013
Como Citar
GONZALEZ, E. CONSCIÊNCIA NEGRA, PRÁTICAS CULTURAIS E IDENTIDADES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA. Espaço Plural, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 122–141, 2013. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/8309. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Formação Docente nas Licenciaturas: Contribuições e Perspectivas
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.