INFLUÊNCIAS POPULACIONAIS E SOCIOECONÔMICAS DAS DESTILARIAS COOPROCAMI/COOPERB II EM MIRASSOL D’OESTE, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i27.12885Palavras-chave:
Censo demográfico, fluxo populacional, Produto Interno Bruto, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, setor sucroalcooleiroResumo
Em 1981 foi instalada no município de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso, uma destilaria de etanol, que ficou inativa no período de 1992 a 2002 e reativada em 2002. Objetivou-se investigar a influência que as destilarias tiveram no fluxo populacional e na socioeconomia do município de Mirassol D’Oeste. Os procedimentos metodológicos foram constituídos de pesquisa bibliográfica, entrevistas com os responsáveis pelas destilarias, levantamento e tratamento de dados secundários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, integração e análise dos dados, culminando nos resultados do estudo. As análises evidenciaram que houve três períodos com distintas influências: 1981 a 1991, 1992 a 2002 e, 2002 a 2011. O aumento populacional municipal foi decorrente dos programas governamentais de colonização e o surgimento da destilaria, que atraiu contingentes populacionais de acordo com os períodos de influência. A destilaria promoveu ainda crescimento econômico ao município através do aumento na arrecadação de imposto e investimentos, refletindo na melhoria dos indicadores sociais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
21-12-2016
Como Citar
MIRANDA SCHEUER, J.; LUPERINI, V. H.; ALVES DA SILVA NEVES, S. M. INFLUÊNCIAS POPULACIONAIS E SOCIOECONÔMICAS DAS DESTILARIAS COOPROCAMI/COOPERB II EM MIRASSOL D’OESTE, MATO GROSSO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 18, n. 27, p. 56, 2016. DOI: 10.48075/rfc.v18i27.12885. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/12885. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.