EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PATO BRANCO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i35.24617
Agências de fomento
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação Empreendedora, Cultura Empreendedora, Universidade.Resumo
Apresenta-se neste artigo a experiência do projeto de extensão Educação Empreendedora realizado nos anos de 2017e 2018 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco, em parceria com o SEBRAE-PR. A UTFPR é uma instituição de ensino superior com diversas iniciativas em prol da disseminação da cultura empreendedora como disciplinas de empreendedorismo e um programa de incubação com hotel e incubadora para novos negócios baseados em inovação e tecnologia. O projeto relatado contemplou estudantes, professores, servidores e comunidade externa através das etapas de estruturação, gestão, mensuração e avaliação. Foram alcançados objetivos de integração das iniciativas institucionais já existentes, palestras, missão internacional, capacitação de professores, bancas de novos negócios e protagonismo estudantil. Ao longo dos dois anos participaram 4 mil estudantes da Universidade e 10 mil pessoas da comunidade externa. Como legado o projeto criou um Centro de Empreendedorismo para pesquisa e continuidade da disseminação da cultura empreendedora.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
08-10-2020
Como Citar
FOLLMANN, E. M.; CANOPF, L.; FOLLMANN, N.; MONTEIRO, B. U. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PATO BRANCO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 22, n. 35, p. 117, 2020. DOI: 10.48075/rfc.v22i35.24617. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/24617. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.