ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER E A RELAÇÃO ENTRE A FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA E A ALIMENTAÇÃO

Autores

  • Emanuele Kelli Samaia Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marina Daros Massarollo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.28246

Resumo

Objetivo: Caracterizar a Doença de Alzheimer (DA) e sua implicação no estado nutricional do idoso; discorrer sobre os aspectos fisiológicos da DA e analisar as dificuldades encontradas em relação a autonomia do indivíduo; verificar o processo de alimentação de indivíduos portadores da DA. Material e Métodos: Revisão de literatura, realizada através de buscas nas bases de dados PubMed, SciELO, MEDLINE, LILACS e BVS Brasil. Resultados e Discussão: Observou-se que majoritariamente idosos com DA apresentaram casos de desnutrição, evidenciando assim, a importância da nutrição adequada. Além disso, várias comorbidades estão relacionadas com a DA, como dislipidemias, hipertensão arterial e diabetes agravando a saúde dos mesmos. Conclusão: Embora seja evidente a relação entre as consequências da DA e a alimentação do idoso, especialmente no que se refere às dificuldades diárias e ao baixo peso, é necessário que novos estudos sejam realizados com uma amostra maior de indivíduos para confirmar se a gravidade da doença pode influenciar no estado nutricional dos pacientes e analisar se a alimentação pode ser um fator protetor na DA.

Biografia do Autor

Emanuele Kelli Samaia Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Nutrição. Especialização em nutrição clínica e esportiva.  Mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Marina Daros Massarollo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Nutrição e em Engenharia de Alimentos. Especialização em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

SILVA, E. K. S.; DAROS MASSAROLLO, M. ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER E A RELAÇÃO ENTRE A FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA E A ALIMENTAÇÃO. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 24, n. 39, p. 120–136, 2022. DOI: 10.48075/rfc.v24i39.28246. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/28246. Acesso em: 25 abr. 2024.