ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER E A RELAÇÃO ENTRE A FISIOPATOLOGIA DA DOENÇA E A ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v24i39.28246Resumo
Objetivo: Caracterizar a Doença de Alzheimer (DA) e sua implicação no estado nutricional do idoso; discorrer sobre os aspectos fisiológicos da DA e analisar as dificuldades encontradas em relação a autonomia do indivíduo; verificar o processo de alimentação de indivíduos portadores da DA. Material e Métodos: Revisão de literatura, realizada através de buscas nas bases de dados PubMed, SciELO, MEDLINE, LILACS e BVS Brasil. Resultados e Discussão: Observou-se que majoritariamente idosos com DA apresentaram casos de desnutrição, evidenciando assim, a importância da nutrição adequada. Além disso, várias comorbidades estão relacionadas com a DA, como dislipidemias, hipertensão arterial e diabetes agravando a saúde dos mesmos. Conclusão: Embora seja evidente a relação entre as consequências da DA e a alimentação do idoso, especialmente no que se refere às dificuldades diárias e ao baixo peso, é necessário que novos estudos sejam realizados com uma amostra maior de indivíduos para confirmar se a gravidade da doença pode influenciar no estado nutricional dos pacientes e analisar se a alimentação pode ser um fator protetor na DA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.