A PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DE OFINIVAS PEDAGÓGICAS
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v4i1.7466Résumé
Entendemos oficina pedagógica como conjunto de atividades práticas educativas voltadas para promover a construção do ensino-aprendizagem de maneira dinâmica através da ação, da interação, da busca, da mediação e da troca de experiências entre os envolvidos: professores, estagiários e alunos. Através das oficinas pedagógicas em Geografia, construímos, apresentamos e trabalhamos com projetos pedagógicos que envolveram várias alternativas metodológicas, como: Geografia em canção (música/paródia) em fantoches, em mapas, em maquetes e em imagens, com objetivo de propiciar aos docentes e discentes a oportunidade de gerar novos afazeres, visando à descoberta de conhecimentos através da participação ativa na ação pedagógica. Procurou-se contemplar a dinâmica da sala-de-aula voltada para o conhecimento cognitivo, prazerosa e interativa. As oficinas pedagógicas promovem o debate, a reflexão em torno dos conceitos, visando conhecer e entender a ciência geográfica e sua importância para a vida cotidiana.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.