FORMAÇÃO DOCENTE, APP LEARNING E LETRAMENTO DIGITAL: um estudo da percepção dos professores sobre o aplicativo Padlet
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v22i35.24532Palabras clave:
Letramento Digital, Formação docente, Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE) - Brasil, Padlet.Resumen
Investigação que objetiva relatar a experiência de formação docente com o uso do Padlet, destacando suas ferramentas, características e possibilidades de uso em práticas educacionais. Trata-se de um relato de experiência, com fins descritivos, realizada entre os dias 25 e 27 de julho de 2018, e contou ao todo com 9 (nove) professores, destes 3 (três) docentes do ensino de nível médio e 6 (seis) docentes do ensino superior. Pra tanto fez uso da pesquisa bibliográfica e documental, grupo e fórum de discussão no próprio Padlet, cuja abordagem é puramente qualitativo, e para interpretação dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Discute o letramento digital e e como este tem sido essencial no processo de formação docente, e seus impactos nos contextos educativos. Relata a convergência do letramento digital na formação docente com o Padlet, pontuando as percepções dos docentes no processo. Reforça a necessidade de formação docente e letramento digital em eventos nacionais, proporcionando aos professores contato, experimentação e compreensão das novas ferramentas, visando posterior integração na escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.