COOPERATIVAS DE TRABALHO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v10i11.7557Resumen
Este estudo se propõe a analisar o advento das cooperativas de trabalho no Brasil, principalmente porque se observa que a justificativa de ordem econômica apresentada para a sua implementação é a de tentar amenizar o problema do desemprego. A investigação se desenvolve através da utilização de uma metodologia descritiva analítica, acompanhada de abordagem qualitativa, focada no estudo de caso consistente na análise das persecuções judiciais, envolvendo as cooperativas de trabalho, intentadas por trabalhadores, sindicatos e Ministério Público. O momento para analisar o perfil das cooperativas de trabalho não poderia ser mais oportuno, considerando-se que no Brasil não existem instituições desenvolvidas de bem-estar social - em especial, de proteção abrangente contra o desemprego. Desse modo, as cooperativas de trabalho que vicejam a partir da década de 1990 surgem em decorrência do crescimento de ocupações atípicas, e não da consecução de um ideal cooperativo. O resultado imediatamente visível é que os direitos sociais vêm sofrendo um ataque definitivo com a perda do salário indireto. Isso se agrava diante do fato de que o mercado vê as cooperativas de trabalho como uma forma, no mínimo,conveniente de substituição de trabalho assalariado regularpor trabalho contratado autônomo.Descargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
VIEIRA, E. M. COOPERATIVAS DE TRABALHO NO BRASIL. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 10, n. 11, p. 63, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v10i11.7557. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7557. Acesso em: 19 may. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.