SUPLEMENTOS ALIMENTARES: AVERIGUAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DA ROTULAGEM FRENTE À LEGISLAÇÃO BRASILEIRA VIGENTE.
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v17i26.12106Mots-clés :
rótulos, praticantes de atividade física, alimento seguro.Résumé
Devido a importância do tema, investigou-se as rotulagens em suplementos proteicos, suplementos energéticos, suplementos para substituição parcial de refeições e suplementos de creatina para atletas, disponíveis para comercialização em municípios do Estado do Rio de Janeiro, e sua adequação com a legislação vigente. A pesquisa foi conduzida em 2012 e 2013 e foram tomadas amostras de conveniência, totalizando 89 produtos de quatro categorias. O estudo visual dos rótulos foi realizado por meio de formulários check-list, registro fotográfico e manual do pesquisador. Averiguou-se 287 inconformidades nas informações obrigatórias e úteis, destacando-se o rendimento do produto, prazo de validade e lote. Pesquisas sobre rotulagem podem contribuir como subsídio para melhorar a fiscalização de suplementos para atletas comercializados no país, proporcionando maior segurança aos consumidores desses produtos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.