DESCONHECIMENTO, INVISIBILIDADE, VULNERABILIDADE E NEGLIGÊNCIA: A PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES DA CRIANÇA CELÍACA SOBRE SUAS NECESSIDADES ALIMENTARES ESPECIAIS NA ESCOLA
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v18i28.15146Mots-clés :
Educação Infantil, Inclusão, AlimentaçãoRésumé
Buscou-se neste texto descrever, condensar e sintetizar as situações do atendimento de pessoas com necessidades alimentares especiais na escola, em relevo para a condição celíaca. A análise teórica baseada no cotidiano inverteu o lugar do olhar sobre a escola, passando a olhá-la pelo ponto de vista da família. A metodologia se constituiu na sistematização de episódios cotidianos de mães de alunos sobre a rotina escolar relatados em fóruns on-line de acesso público. Objetiva-se listar pontos, tensões, fragilidades e angústias da/na atenção às necessidades alimentares especiais nas escolas e nos centros de Educação Infantil para uma educação inclusiva. Para fins da exposição, o texto se divide em três eixos: a) a análise conjuntural da construção do campo e de uma problemática; b) depoimento de familiares; c) as orientações prescritivas sobre o tema. O caráter prescritivo da terceira parte neste material está no entendimento que a escola é direito de todos e assim traz orientações para a superação das barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais visando à inclusão das pessoas celíacas. As diretrizes aqui condensadas visam garantir a vida, a saúde e práticas educativas minimamente necessárias para tal condição.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.