CONTROLE QUÍMICO DE DIGITARIA INSULARIS COM HERBICIDA COMBINADO A DIFERENTES ADJUVANTES
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v20i32.20594Mots-clés :
resistência, clethodim, aderência foliarRésumé
O controle de plantas daninhas é uma prática importante para a obtenção de altos rendimentos em culturas agrícolas. O período de entressafra é favorável para a multiplicação de espécies de Digitaria insularis, que é considerado uma planta de difícil controle, o onde se verifica a seleção e a resistência dessas plantas nas lavouras. Existe um número limitado de princípios ativos registrados no Brasil para o controle de Digitaria insularis. Clethodim é um herbicida sistêmico com alta eficiência, que pode ser utilizado no manejo de D. insularis. Para aumentar a eficiência deste herbicida são utilizados adjuvantes específicos que atuam de diversas formas na calda de pulverização. Dessa forma, o presente estudo tem com objetivo avaliar o controle químico da espécie D. insularis com o herbicida clethodim combinado à diferentes adjuvantes. O experimento foi conduzido em condições de campo, no município de São Miguel do Iguaçu-PR em 2018. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), em esquema fatorial composto por 6 doses do adjuvante Li700® e 2 doses do adjuvante Lanzar®, misturados a dose de 0,45 L ha-1 do herbicida clethodim. As avaliações de eficácia agronômica foram efetuadas aos 7, 14 e 21 dias após a aplicação (DAA), empregando-se a escala percentual de controle. Os dados obtidos foram submetidos à ANOVA adotando o software Assistat® , sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de significância e também por análise de regressão linear. Os resultados mostraram que o clethodim teve eficiência de controle classificada como boa (de 80 a 89% de controle), patamar obtido com a combinação da maior concentração do adjuvante Li700®. Enquanto o adjuvante Lanzar® não diferiu quanto à concentração na calda de pulverização. Sugere-se adotar estratégias para maximizar a eficiência de controle dessa planta daninha, visando garantir que esta planta não continue a desenvolver-se, provocando danos aos cultivos agrícolas.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.