STRESS HÍDRICO NO PERÍMETRO URBANO EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v11i14.7580Résumé
O presente trabalho contextualiza a situação dos recursos hídricos da Região Sudoeste do Paraná, enfatizando o stress hídrico decorrente da escassez de água. Essa ameaça se fundamenta a partir dos agentes urbanos utilizadores dos recursos hídricos. Mediante ao potencial hídrico encontrado na Região verifica-se a situação de stress hídrico na área urbana de cada município, e estima-se a possibilidade de ocorrência atual, a médio e longo-prazo da escassez de água potável. Tendo como demarcação do estudo o total de 21 municípios do Sudoeste do Paraná. Os dados foram fornecidos pela Empresa de Saneamento do Paraná – SANEPAR e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – SUDERHSA. Os resultados apontam que apenas três municípios estão passando por um período de stress hídrico, e o restante dos municípios a possibilidade sistematizada de ocorrência a longo prazo. Dessa forma, a Região Sudoeste não está em um estado de stress hídrico, o risco se concentra nos municípios pólos em função das suas taxas de crescimento demográfico e pela infraestrutura atrativa para o desenvolvimento regional.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.