A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA: UMA REALIDADE BRASILEIRA?
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7605Résumé
O artigo aborda o tema da (in)existência de um processo de judicialização da política no Brasil. Para tanto, primeiramente é empreendida uma análise do conceito de judicialização da política, a fim de demonstrar que se trata ainda de expressão que encontra vários significados dependendo do enfoque que lhe é dado pelos diferentes pesquisadores do tema. Em seguida, busca-se analisar a questão sob a perspectiva normativa, ou seja, a partir da supremacia da Carta Constitucional sobre as decisões políticas debatida pelos que defendem uma postura procedimentalista e os que defendem uma postura caso brasileiro. Por fim, em um terceiro momento, parte-se para uma análise da judicialização da política sob a perspectiva analítica, verificando-se, a partir das condições de possibilidade apontadas pela doutrina para o surgimento deste fenômeno, se é possível falar, a partir das pesquisas já realizadas sobre o tema no País, em um processo de judicialização da política no Brasil.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.