QUALIDADE DA ÁGUA NA REGIÃO RURAL DE FRANCISCO BELTRÃO, PR, PELA UTILIZAÇÃO DEBANCO DE DADOS: 1995 A 2005
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7614Résumé
Foram investigados resultados constantes do banco de dados sobre qualidade da água na região rural de Francisco Beltrão, PR, compreendendo o período de 1995 a 2005, pela disponibilização de informações deste, resultantes de projeto de extensão universitária (GRABASKI, 2005). As informações foram convertidas em médias simples sobre a situação da água (própria ou imprópria para consumo) no período supra citado. Dados de dez análises físico-químicas de água rural de Francisco Beltrão, do ano de 2008, constituíram a amostra secundária, de caráter comparativo. Os resultados obtidos nas análises físico-químicas foram: 74,0% da água rural analisada considerada imprópria para o consumo, sendo 70,0% com presença de coliformes termotolerantes. Tais valores, quando comparados à legislação vigente (Portaria nº 518, de 25 de março de 2004/Ministério da Saúde) e os resultados do banco de dados utilizado, confirma a degradação que a água rural do município vem sofrendo, decorrente da ausência de ações adequadas em saneamento básico rural, da deficiente conservação dos solos e águas, e do não isolamento dos locais de captação de água.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.