AVALIAÇÃO CRÍTICA DE PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU BASEADAS NO ECOTURISMO
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v11i13.7616Résumé
No presente estudo demonstramos que a constituição da organização social e política que reivindicava a reabertura da Estrada do Colono (trecho de aproximadamente 17 km que cortava o Parque Nacional do Iguaçu - PNI) estava prioritariamente voltada para o uso dessa passagem como um atrativo turístico a ser explorado pelos municípios dispostos no entorno do PNI, considerando o potencial turístico representado pelas famosas Cataratas do Iguaçu, localizadas dentro do Parque. Além das propostas do movimento pró-reabertura da Estrada, abordamos também os projetos formulados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para promover o desenvolvimento regional baseados no ecoturismo e turismo rural. A pesquisa foi desenvolvida a partir da consulta às fontes primárias, no caso, os aludidos projetos, assim como trabalho de campo na região, que resultou em entrevistas e no acesso a diversos documentos. O levantamento e revisão da literatura pertinente ao tema foi necessária para a compreensão da questão dentro de uma perspectiva mais ampla de análise.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.