DIMENSIONAMENTO DO AGRONEGÓCIO PARANAENSE: 2007
DOI :
https://doi.org/10.48075/rfc.v15i22.9150Mots-clés :
Agronegócio paranaense, insumo-produto, economia regionalRésumé
Com base na matriz insumo-produto estimada para o Estado do Paraná para o ano de 2007, e uma metodologia que supera o problema da dupla contagem, este artigo tem como objetivo dimensionar e fazer uma análise do Agronegócio paranaense para o ano de 2007, tendo também como base outros estudos que tiveram a mesma preocupação. São apresentados neste artigo a participação do Agronegócio no PIB paranaense, assim como a participação dos agregados do Agronegócio, de posse destes resultados é confrontado com a tendência exposta por Moretto et al. (2002). Como conclusão é observada que: a) a participação do agronegócio no PIB paranaense é de cerca 30%, sendo visualizada a redução da participação deste segmento na economia paranaense; b) o agregado III possui forte participação no agronegócio paranaense no ano de 2007; c) é observado diversificação na estrutura produtiva paranaense, fato este responsável pelo decréscimo da relação Agronegócios/PIB, e d) conforme a estrutura do agronegócio desenvolvido por Malassis (1969), o Estado do Paraná no ano de 2007 pode ser considerado uma economia alimentar industrializada.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.