AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES E FATORES ASSOCIADOS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i24.11402Palavras-chave:
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, Saúde ocupacional, EnfermagemResumo
Este estudo teve como principal objetivo avaliar a prevalência de sintomas osteomusculares em trabalhadores de enfermagem de um Hospital Público do Oeste do Paraná e identificar os fatores associados a esses sintomas. Os dados foram obtidos por meio de um questionário composto por informações sobre variáveis sociodemográficas, laborais, demandas físicas no trabalho e sobre sintomas osteomusculares. Trata-se de um estudo transversal, de âmbito quantitativo, onde a amostra foi composta por 144 profissionais de enfermagem (auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros) do hospital. Foi identificada uma prevalência de sintomas osteomusculares entre os trabalhadores de 72,2% nos últimos 12 meses e de 60,4% nos últimos 7 dias. A região corporal mais referida foi quadril/membros inferiores (53,3%), seguida por região lombar (51,4%). Com base nos resultados obtidos é importante que a instituição desenvolva ações de promoção da saúde dos trabalhadores de enfermagem.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GÓES, E. P. de. AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE SINTOMAS OSTEOMUSCULARES E FATORES ASSOCIADOS EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO OESTE DO PARANÁ. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 16, n. 24, p. 163, 2000. DOI: 10.48075/rfc.v16i24.11402. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/11402. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.