A PSICOLOGIA FORENSE E A IDENTIFICAÇÃO DE INDIVÍDUOS PSICOPATAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v16i24.11403Palavras-chave:
psicopatia, transtorno de personalidade antissocial, avaliação psicológica, psicologia jurídica, psicologia forense.Resumo
A Psicologia Forense é uma área relativamente nova que tem se destacado nos últimos anos devido às possibilidades de atuação junto ao sistema judiciário e clínico, em especial na atuação com psicopatia/transtorno de personalidade antissocial. Considerando isto, o objetivo desta pesquisa foi compreender as práticas de trabalho do psicólogo forense, principalmente no que se refere à psicopatia, bem como descrever o processo de avaliação e reconhecimento de psicopatas. Para a análise dos dados, adotou-se uma metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com três psicólogos forenses, a partir das quais se buscou caracterizar o trabalho desses profissionais e as práticas desenvolvidas com indivíduos com traços de psicopatia. Os resultados indicaram a abrangência do trabalho dos psicólogos forenses, os possíveis campos de atuação, a necessidade de diversos saberes para o manejo de várias práticas em casos semelhantes e a relevância do conhecimento dos instrumentos de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.