CURCUMINA E ANÁLOGOS SINTÉTICOS: POSSÍVEIS SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATUAÇÃO EM ALTERAÇÕES OXIDATIVAS DE DIABÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rfc.v19i29.16261Palavras-chave:
curcumina, suplementos alimentares, diabetesResumo
Espécies reativas são continuamente produzidas pelo organismo, mas quando excedem a defesa antioxidante geram uma condição conhecida por estresse oxidativo, relacionado a várias doenças crônico-degenerativas como o diabetes mellitus (DM). O DM é caracterizado por hiperglicemia crônica, que resulta em desequilíbrio metabólico e dano tecidual. Assim, o aparecimento dessa patologia está altamente relacionado aos hábitos de vida e alimentares da população, sendo de grande interesse a busca por suplementos alimentares que possam também atuar evitando ou diminuindo alterações oxidativas em indivíduos diabéticos. Nesse contexto, suplementos alimentares constituídos por antioxidantes representam uma defesa muito eficiente de combate ao estresse oxidativo e, consequentemente, ao diabetes e suas complicações. Dessa maneira, destaca-se então, a conhecida ação antioxidante apresentada pela curcumina e também seus análogos sintéticos, sugerindo esses compostos para uso como promissores suplementos alimentares de forma a atuar como protetores do organismo.Downloads
Publicado
14-09-2018
Como Citar
LABANCA, R. A.; RESENDE, M. F. de; OLIVEIRA, R. B. CURCUMINA E ANÁLOGOS SINTÉTICOS: POSSÍVEIS SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATUAÇÃO EM ALTERAÇÕES OXIDATIVAS DE DIABÉTICOS. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 19, n. 29, p. 61, 2018. DOI: 10.48075/rfc.v19i29.16261. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/16261. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.