DA (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE

Autores

  • Antonella Marques Neves Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rfc.v20i32.21810
Agências de fomento
Unioeste, MEC,

Palavras-chave:

Educação Infantil. Qualidade. Direito. Fundamental. Reserva. Possível.

Resumo

O objetivo do presente artigo é abordar, de forma clara e objetiva, a realidade que passa o direito fundamental à Educação Infantil de qualidade frente à evolução legislativa nos últimos trinta anos após a Constituição Federal de 1988. Para tanto se utilizou de pesquisa documental, legislações nacionais e por meio de pesquisa bibliográficas. Com o desenvolvimento do artigo é possível notar a enorme importância do direito fundamental à Educação Infantil, por suas influências na qualidade de vida como um todo, no entanto, restará claro também que, mesmo diante de tamanha importância, o Estado não tem agido de modo compatível, justificando-se na falta de verba. Ainda, analisa-se o percurso das leis, destacando os desafios no sentido da garantia do direito educacional de forma universal, para todos. Ao longo do trabalho será abordado o direito fundamental à educação, os princípios que o norteiam, suas características e avanços.

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Publicado

26-03-2019

Como Citar

NEVES, A. M. DA (IN)APLICABILIDADE DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE. Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 20, n. 32, p. 29, 2019. DOI: 10.48075/rfc.v20i32.21810. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/21810. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos